Seguro Veículos

Sobre

Compreenda melhor como funciona o seguro automotivo.

  • O Código Civil descreve: “Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.” Ou seja, o segurado paga um valor (prêmio) à seguradora, que em contra partida assume a responsabilidade pelo pagamento das indenizações no caso de sinistros com seu veículo.

  • Quanto maior o risco que o motorista ou o veículo oferecerem a seguradora, maior será o valor do Seguro.

  • Existe uma grande variedade de coberturas e é importante que conheça e as contrate conforme as suas necessidades em termos de abrangência e valores.

O que é franquia?

Franquia é uma co-participação, em que o segurado fica responsável pelo pagamento de um determinado valor contratualmente acordado no caso de um sinistro. Saiba mais sobre as opções de franquias disponíveis no mercado:

  • Franquia Normal

    Usualmente é aquela oferecida pelas seguradoras sendo que o segurado tem a possibilidade de contratar outros tipos de franquia, destacando-se a franquia reduzida.

    Cotar Agora o seu Seguro
  • Franquia Reduzida

    Como o próprio nome diz, esta franquia tem um valor reduzido em comparação a franquia normal, ou seja, em caso de um acidente (sinistro) o segurado irá participar com um valor menor, no entanto, estará pagando um seguro com valor maior. Esta franquia é mais indicada para pessoas que estão mais propensas a envolverem-se em acidentes.

    Cotar Agora o seu Seguro

IMPORTANTE: O pagamento será obrigatório apenas quando houver reparos no seu veículo. Em casos de perda total e danos somente a terceiros não será necessário o pagamento da franquia.

Informações X Valor do Prêmio (valor de seguro)

Saiba por que a seguradora precisa de tantas informações a seu respeito.

  1. Para a seguradora todo segurado está exposto a um determinado risco e quanto menor o risco, menor o preço que o cliente pagará pelo seu seguro do carro. Se o cliente já teve muitos sinistros (acidentes, roubos de veículos não segurados, etc.) a seguradora levará essas informações em conta;

Dica: Tomar cuidado no trânsito evitando usar o seguro com frequência te ajudará a ter bônus na sua renovação.

2. Normalmente, as mulheres pagam menos pelo valor do seguro por serem mais cuidadosas e, consequentemente, envolverem-se menos em acidentes. Conduto, nos últimos anos, têm se observado que as mulheres estão se igualando aos homens quanto ao comportamento no trânsito, portanto em algumas situações as mulheres pagam valores similares aos homens ou até mesmo superiores.

3. Pessoas casadas também apresentam um comportamento mais prudente em relação a utilização do veículo, portanto via de regra, pagam menos que os solteiros.

4. A idade também influência no preço do seguro. Em todas as seguradoras os jovens pagam valores maiores, pois estatisticamente se envolvem em mais acidentes e seus veículos, normalmente, ficam mais expostos a possibilidades de roubos ou furtos – próximos a faculdades, baladas, bares etc.

5. Pelos motivos acima, todas as seguradoras precisam saber a relação completa de motoristas que dirigem o veículo a ser segurado. Pais com filhos pequenos pagam menos que os pais que com filhos maiores de idade que também dirigem o veículo.

6. O valor do seguro também é baseado na exposição ao risco de acidentes, roubos, furtos etc. Então, se o veículo fica estacionado em local fechado no trabalho, escola e pernoite, o cliente terá descontos, e o contrário se em vez disso estacionar na rua.

7. Essa exposição ao risco também tem relação direta com a região e cidade de circulação do veículo. Por isso, pessoas que residem e circulam por locais com mais incidência de acidentes, roubo ou furto de veículos, pagarão mais pelo seguro. Os grandes centros urbanos são os campeões hoje em dia.

8. O tempo de habilitação é outro fator relevante para saber o valor a ser pago, pois de forma geral, motoristas mais experientes se envolvem em menos acidentes, quando comparados com pessoas com pouco tempo de habilitação.

9. Equipamentos como alarmes, bloqueadores e rastreadores etc., ajudam a evitar o roubo e furto, além de ajudar também na recuperação dos veículos. Por isso, quem tem esses equipamentos poderá ter descontos no seguro. Inclusive para carros muito visados pelos assaltantes, algumas seguradoras solicitam a instalação prévia desses equipamentos para a contratação do seguro.

10. O valor do seu seguro também tem relação direta com as coberturas contratadas e seus limites. Um seguro completo, isto é com mais coberturas e assistências, naturalmente custará mais que um com coberturas mais básicas.

Estas e muitas outras questões são levadas em conta na hora de fechar o valor, por isso é tão importante preencher corretamente o formulário de cotação com dados reais, para não ter problema com o pagamento da indenização no caso de um sinistro, pois se a seguradora encontrar divergências muito grandes poderá se recusar a paga-la.

Não deixe que o imprevisto se torne prejuízo.

Faça sua cotação agora mesmo.