Seguro Residencial > Coberturas

Conheça as coberturas oferecidas pela Daton.

Incêndio (inclusive decorrente de tumulto), queda de Raio, Explosão, Implosão de qualquer natureza e queda de aeronaves

Esta Cobertura Básica é formada pelas coberturas de Incêndio, Queda de raio, Explosão, Implosão de qualquer natureza e Queda de Aeronaves e de Danos por Água e Recomposição de Documentos.

Riscos Cobertos:

Incêndio: combustão violenta e descontrolada, acompanhada de chamas e desprendimento de calor, entende-se por incêndio o fogo que se propaga, ou se desenvolve com intensidade, destruindo e causando prejuízos. Para que fique caracterizada a ocorrência de incêndio, para fins de seguro, não basta que haja fogo é preciso que o fogo se alastre, se desenvolva, se propague, que a capacidade de alastrar-se não esteja limitada a um recipiente ou qualquer outro local em que habitualmente haja fogo, ou seja, que ocorra em local indesejado ou não habitual e que o fogo cause prejuízo. As chamas residuais que aparecem em caso de desarranjo elétrico não caracterizam incêndio.

Raio: queda de raio, garantindo indenização por perdas e danos a bens atingidos diretamente por descargas atmosféricas. Estarão também amparados os danos a instalações elétricas e equipamentos eletrônicos afetados por sobre tensões decorrentes de queda de raio, onde quer que esta tenha ocorrido, desde que, a partir da constatação dos danos específicos no equipamento ou nas proteções instaladas, fique caracterizado o efetivo nexo causal entre a queda do raio e o dano.

Explosão: de qualquer aparelho, substância ou produto existente ou não no imóvel do Segurado, onde quer que tenha ocorrido.

Implosão: fenômeno em geral violento, que ocorre quando as paredes de um recipiente cedem a uma pressão que é maior no exterior que no interior. Para efeito da cobertura de seguro desta Apólice, esta amparada apenas a implosão ocorrida em caldeiras e vasos de pressão, estando excluídos os danos consequentes desse evento a quaisquer outros bens móveis e imóveis.

Incêndio e explosão decorrentes de Tumultos – que se define como ação de pessoas, com característica de aglomeração, que perturbe a ordem pública através de atos predatórios, para cuja repressão não haja necessidade de intervenção das Forças Armadas.

Queda de Aeronaves: entendendo-se por aeronave qualquer engenho aéreo ou espacial, bem como qualquer objeto integrante dela ou por ela transportado.

(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

Danos por água

Riscos Cobertos: A Seguradora indenizará, até o Limite de R$ 3.000,00 (Três mil reais), destacado do Limite Máximo de Indenização contratado para esta cobertura, os danos materiais causados por transbordamento acidental de água proveniente de banheiras, tanques, pias, bebedouros, filtros, máquinas de lavar e torneiras acidentalmente deixadas abertas e aquários, desde que pertencentes ao imóvel indicado na Apólice.

(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)                                              

Recomposição de documentos

Riscos cobertos:

A Seguradora indenizará, até o Limite de R$ 300,00 (trezentos reais), destacado do Limite Máximo de Indenização contratado para esta cobertura, o pagamento das despesas necessárias para reposição de documentos de uso pessoal e talões de cheques roubados, cheques roubados (independente do local onde tiver ocorrido o roubo) ou destruídos por sinistro, bem como de taxas pela suspensão de pagamentos dos referidos cheques.

(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)                                        

Despesas e/ou Perda de Aluguel

Riscos cobertos:

Sempre que constar expressamente a inclusão desta cobertura na apólice e o imóvel se tornar impróprio para ocupação em decorrência de incêndio, explosão, queda de raio dentro do imóvel segurado , a Seguradora indenizará, até o limite da Importância Segurada para esta cobertura, nos casos descritos a seguir:

Despesas com Aluguel: No caso do Segurado ser o inquilino do imóvel segurado, esta cobertura garante ao mesmo o valor dos alugueis que ele terá que pagar a terceiros se for compelido a alugar outro imóvel, de mesmo padrão que o imóvel segurado, por não poder ocupar o imóvel sinistrado, no todo ou em parte, em virtude de ter sido danificado em decorrência dos eventos descritos para esta cobertura.

Perda de Aluguel: No caso do Segurado ser o proprietário do imóvel segurado, esta cobertura garante ao mesmo o aluguel que o imóvel deixar de render por não poder ser ocupado no todo ou em parte, em virtude de ter sido danificado em decorrência dos eventos descritos para esta cobertura.

No item acima, o Segurado do imóvel sinistrado poderá optar pela continuidade do pagamento do aluguel ao proprietário do imóvel para efeito de permanência de contrato. Neste caso, a Seguradora garante o mesmo valor do aluguel do imóvel anterior a data do sinistro e não garantirá o pagamento de valor de aluguel a terceiros. O período máximo de indenização será de 6 (seis) meses a contar da data do sinistro, imitado ao tempo necessário para a reforma/reconstrução, sendo o valor pago mensalmente. O valor do aluguel, caso indenizável, será de no máximo 1/6 (um sexto) da Importância Segurada desta cobertura.

(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

Danos elétricos

Riscos e bens cobertos:
Garante a indenização de perdas e danos materiais causados aos eletrodomésticos, aparelhos eletro-eletrônicos e às instalações elétricas (fios, enrolamentos, condoeis, chaves) da residência objeto do presente seguro e pertencente ao Segurado, em decorrência de: curto-circuito, variações anormais de tensão, descargas elétricas, arco voltaico, calor gerado acidentalmente por eletricidade estática ou qualquer efeito ou fenômeno de natureza elétrica, bem como a queda de raio ocorrida fora do terreno ou da edificação onde estiverem localizados os bens segurados.
(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)                                        
Responsabilidade Civil Familiar

Riscos cobertos:
Garante o reembolso, até o Limite Máximo Indenizável, das quantias pelas quais o Segurado vier a ser obrigado a pagar em virtude da sua responsabilidade civil, reconhecida por sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, decorrentes de danos involuntários, materiais ou corporais, causados a terceiros, ocorridos no território nacional e durante a vigência deste contrato:
Pelo próprio Segurado, seu cônjuge ou filhos menores que estiverem sob seu poder ou em sua companhia;
– Por seus empregados domésticos, quando a seu serviço;
– Por animais domésticos, dentro da área do imóvel;
– Pela queda ou lançamento de objetos do imóvel segurado;
– Pelo exercício ou prática de esportes, inclusive da prática de caça (inclusive submarina), tiro ao alvo, equitação, esqui aquático, “surf”, “windsurf”, vôo livre, à vela, pesca, canoagem, esgrima, boxe e artes marciais.

(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

Roubo e/ou Furto Qualificado de bens

Riscos Cobertos:
Garante a indenização de perdas e danos decorrentes de Roubo e/ou Furto Qualificado dos bens pertencentes ao Segurado, inclusive a simples tentativa, desde que haja vestígios materiais inequívocos ou tenha sido constatada em inquérito policial.
Para efeitos dessa cobertura, define-se como:
Roubo: Subtração de todo ou parte do conteúdo da residência objeto deste seguro, mediante grave ameaça ou emprego de violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência;
Furto Qualificado: Configurando-se como tal exclusivamente aquele cometido com destruição ou rompimento de obstáculos, ou mediante escalada ou utilização de outras vias que não as destinadas a servir de entrada ao local onde se encontram os bens cobertos, ou mediante emprego de gazua ou instrumentos semelhantes, desde que a utilização de qualquer destes meios tenha deixado vestígios materiais inequívocos, ou tenha sido constatada por inquérito policial.
Danos aos Bens e/ou Imóvel: Danos materiais diretamente causados aos bens e/ou ao imóvel segurado durante a prática de roubo e/ou furto qualificado quer o evento tenha se consumado, quer tenha sido caracterizada a simples tentativa.
(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

Vendaval, Furação, Ciclone, Tornado, Granizo, Impacto de Veículos Terrestres e Fumaça

Garante a indenização de perdas e danos aos bens segurados causados diretamente por vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, impacto de veículos terrestres e fumaça.Para efeitos desta cobertura, define-se como:
Vendaval: vento de velocidade igual ou superior a 54 (cinqüenta e quatro) quilômetros por hora;
Furacão: vento igual ou superior a 90 (noventa) quilômetros por hora;
Ciclone: turbilhão em que o ar se precipita em círculos espiralados para dentro de uma área de baixa pressão;
Tornado: vento igual ou superior a 120 (cento e vinte) quilômetros por hora;
Granizo: precipitações de chuva de pedras de gelo (água em estado sólido);
Impacto de Veículo Terrestre: a colisão de veículos terrestres, com tração própria;
Fumaça: entendendo-se por fumaça unicamente a que provenha de um desarranjo imprevisível, repentino e extraordinário no funcionamento de qualquer aparelho que seja parte integrante da instalação de calefação, aquecimento ou cozinha existente no local segurado e somente quando tal aparelho se encontrar conectado a uma chaminé por um cano condutor de fumo.
(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

Equipamentos Eletrônicos - Danos de Causa Externa

Riscos cobertos:
Garante a indenização de perdas e danos causados a microcomputadores e demais componentes de ‘hardware’ que integram a configuração do equipamento, como impressora, ‘modem’, placas de comunicação, chaveadores, unidades externas e outros componentes com funções complementares, ploters, fac-símiles, máquinas eletrônicas de datilografia, data show, correio de voz, correio de texto, sistema no-break e vídeo texto, pertencentes ao Segurado e decorrentes de acidentes de qualquer causa de origem súbita e imprevista.
(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

 

Quebra de Vidros, Espelhos e Mármores

Riscos cobertos:
Garante a indenização de perdas e danos decorrentes de quebra de vidros, espelhos e mármores devidamente fixados em portas, janelas, paredes, divisórias e similares desde que, resultante de:
Imprudência ou culpa de terceiros, ou por atos involuntários do Segurado, de membros de sua família ou de seus empregados e prepostos;
Ação de calor artificial ou fenômenos da natureza.
Consideram-se ainda abrangidos pela presente cobertura os prejuízos decorrentes de: Reparo ou reposição dos encaixes dos vidros ou espelhos atingidos pelo sinistro, remoção,reposição ou substituição de obstruções (escudos de madeira, cortinas de aço, grades, encaixes, quadros, molduras e outras peças de proteção, com exceção de janelas, paredes e aparelhos), quando necessário ao serviço de reparo ou de substituição dos vidros danificados;
Instalação provisória de vidros ou vedação nas aberturas que contenham os vidros danificados, durante o tempo necessário ao seu reparo ou substituição, desde que não seja possível a reposição imediata do vidro danificado, observando-se, ainda, que a instalação provisória não poderá exceder ao prazo de sessenta dias e nem poderá ser feita por vidro de valor superior ao do danificado.
(Consultar as exclusões de riscos e bens não cobertos constantes nas Condições Gerais do produto residência)

Serviço de Assistência 24 hrs 

Nos casos em que houver falhas ou avarias nas instalações elétricas da residência beneficiária, e que ocasionem falta de energia na mesma ou em alguma de suas dependências, a Central de Atendimento providenciará o envio de um profissional, que realizará os reparos de urgência necessários ao estabelecimento da energia elétrica

As coberturas discriminadas acima estão subordinadas aos procedimentos descritos nas Condições Gerais e os valores acima são os limites de cada cobertura.

Agora que você conheceu as coberturas, veja as assistências 24 horas.